Ações do LEL

Ações do LEL.

sábado, 18 de agosto de 2012

Núcleo de Educação em Linguagem Participa da Olímpíada de Língua Portuguesa.

          Laboratório de Educação em Linguagem Participa de palestras nas escolas em apoio ao URAPE/15ª CRE para a Olímpíada de Língua Portuguesa. Uma parceria em prol da educação.


          Foram realizadas Palestras de esclarecimento sobre a Importância da Olimpíada de Língua Portuguesa e uma oficina modelo para que os professores da 15ª CRE pudessem devolveros trabalhos em sala de aula. Começamos os trabalhos  com um pensamento de Rubens Alves para esclarecer a importância da Olimpíada para todos os professores de Lingua Portuguesa.

"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles."
Rubem Alves
         
O QUE É A OLIMPÍADA?

          A Olimpíada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores como objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino, da Leitura e Escrita nas escolas públicas brasileiras.
          A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
            Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM).
          Suas categorias são:
  1. Poema no 5º e 6º anos EF;
  2. Memórias no 7º e 8º anos EF;
  3. Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
  4. Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.
          Nos anos ímpares:
  1. Desenvolve ações de formação presencial e a distância;
  2. Desenvolve a realização de estudos e pesquisas;
  3. A elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
          É uma iniciativa do:
  1. Ministério da Educação (MEC);
  2. Fundação Itaú Social;
  3. Coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
         Tem como parceiros na execução das suas ações:
  1. Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed);
  2. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
  3. Canal Futura.
          Fundamentou-se na experiência do Programa Escrevendo o Futuro – criado em 2002, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. Uma estratégia de mobilização dos professores por meio de um concurso de produção de textos, que teve três edições voltadas para professores de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental.
          Em 2007 fez parceria com o Ministério da Educação, que ampliou as ações e a quantidade de anos escolares atendidos, passou a ser Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e hoje é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.

          Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498).

          Todas as escolas públicas que atendem um ou mais anos escolares entre o ano/ 4ª série do Ensino Fundamental e o ano do Ensino Médio receberão, em 2012, a Coleção da Olimpíada, composta por quatro (04) pastas contendo Caderno do Professor, CD-ROM e coletânea de textos nos gêneros textuais: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

          Todo o conteúdo da Coleção também será disponibilizado na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no sítio eletrônico: www.escrevendoofuturo.org.br. ou no Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP. Central de atendimento: 0800 – 7719310. http://escrevendo.cenpec.org.br/ .
Cartazes:
                    





          Comissão Julgadora Escolar - coordenada pelo diretor da escola, composta por 3 (três) a 5 (cinco) avaliadores: professores da Língua Portuguesa; representante(s) dos pais de alunos; representante(s) da comunidade que tenham domínio da Língua Portuguesa (como, por exemplo: repentista, contador de histórias, jornalista, escritor, poeta).
          O(s) texto(s) selecionado(s) deverá(ão) ser digitado(s) pelo(s) respectivo(s) aluno(s) autor(es), sob responsabilidade do professor, em campo específico no sítio eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br.
           Caso esteja impossibilitado de digitá-lo no sítio eletrônico, o professor inscrito poderá fazê-lo.
 PALESTRAS/OFICINAS:

          Na Escola Estadual Dom Pedro I em 07/01/2012 matutino, recepcionado pela Diretora Profª Cleone Tavares Pereira de Mendonça.





          Na Escola Estadual Dom Pedro I em 07/01/2012 vespertino, recepcionado pela Diretora Profª Cleone Tavares Pereira de Mendonça.






Nenhum comentário:

Postar um comentário